Psicoterapia
Psicoterapia Pais-Bebê
Para pais e bebês de 0 a 3 anos.
Os pais podem sentir angústia e sofrimento quando não conseguem interagir bem com seus bebês, ou quando não conseguem aliviar o sofrimento ou mal-estar deles. Isso pode desorganizar emocionalmente os pais, dificultando ainda mais a relação com o bebê e impactando negativamente seu desenvolvimento.
De maneira abrangente, a psicoterapia pais-bebê pode ser conceituada como a construção de um vínculo mais equilibrado entre os pais e o bebê, com o propósito de prevenir desafios psicológicos e físicos ao longo do desenvolvimento da criança.
A psicoterapia pais-bebê é uma abordagem cada vez mais utilizada para tratar distúrbios nas relações iniciais entre pais e bebês. O objetivo é aprimorar a relação entre pais e bebês de 0 a 3 anos, na qual o psicólogo desempenha um papel crucial na interpretação da comunicação do bebê, dando voz ao que o bebê não pode expressar com palavras. Isso permite que os pais compreendam as necessidades específicas do seu filho. Ao compreender melhor o que o bebê está tentando comunicar, incluindo suas necessidades e estados emocionais, os pais fortalecem sua confiança como cuidadores, o que lhes permite interagir com o bebê de maneira mais calma e tranquilizadora. Esse apoio facilita o desenvolvimento das habilidades do bebê para expressar seus desejos e necessidades de uma maneira que os pais possam entender mais claramente.