top of page

Perguntas Frequentes

O que é um(a) Psicólogo(a)?

Um psicólogo é um profissional de saúde mental que utiliza recursos técnicos para ajudar as pessoas a aprender a lidar melhor com os problemas de vida, de relacionamento, como também com as condições de saúde mental. Os psicólogos em geral completam entre cinco e doze anos de estudos universitários de graduação e pós-graduação em Psicologia. A sua formação permite-lhes compreender o comportamento humano e conhecer as melhores formas de ajudar os seus clientes a resolver as suas dificuldades. A atuação do psicólogo é regulamentada e fiscalizada pelo Conselho Federal de Psicologia e pelo Sistema Conselhos presentes nas diferentes regiões e Estados brasileiros.

Em que setores ou áreas os(as) psicólogos(as) atuam?

O Psicólogo, dentro de suas especificidades profissionais, atua no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação com o objetivo de promover, em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano. Contribui para a produção do conhecimento científico da psicologia através da observação, descrição e análise dos processos de desenvolvimento, inteligência, aprendizagem, personalidade e outros aspectos do comportamento humano e animal; analisa a influência de fatores hereditários, ambientais e psicosociais sobre os sujeitos na sua dinâmica intrapsíquica e nas suas relações sociais, para orientar-se no psicodiagnóstico e atendimento psicológico; promove a saúde mental na prevenção e no tratamento dos distúrbios psíquicos, atuando para favorecer um amplo desenvolvimento psicossocial; elabora e aplica técnicas de exame psicológico, utilizando seu conhecimento e práticas metodológicas específicas, para conhecimento das condições do desenvolvimento da personalidade, dos processos intrapsíquicos e das relações interpessoais, efetuando ou encaminhando para atendimento apropriado, conforme a necessidade. Participa da elaboração, adaptação e construção de instrumentos e técnicas psicológicas através da pesquisa, nas instituições acadêmicas, associações profissionais e outras entidades cientificamente reconhecidas. Realiza divulgação e troca de experiência nos eventos da profissão e comunidade científica e, à população em geral, difunde as possibilidades de utilização de seus recursos. O psicólogo desempenha suas funções e tarefas profissionais individualmente e em equipes multiprofissionais, em instituições privadas ou públicas, em organizações sociais formais ou informais, atuando em: hospitais , ambulatórios, centros e postos de saúde, consultórios, creches, escolas, associações comunitárias, empresas, sindicatos, fundações, varas da criança e do adolescente, varas de família, sistema penitenciário, associações profissionais e/ou esportivas, clínicas especializadas, psicotécnicos, núcleos rurais e nas demais áreas onde as questões concernentes à profissão se façam presentes e sua atuação seja pertinente. Fonte: Conselho Federal de Psicologia

O que faz psi?

O que faz um(a) Psicólogo(a)?

Os psicólogos ajudam uma ampla variedade de pessoas e podem tratar muitos tipos de problemas comportamentais e de saúde mental. Eles também podem ajudar com questões de vida e relacionamento. De modo mais específico, os psicólogos procedem ao estudo e análise dos processos intrapessoais e das relações interpessoais, possibilitando a compreensão do comportamento humano individual e de grupo, no âmbito das instituições de várias naturezas, onde quer que se dêem estas relações. Aplica conhecimento teórico e técnico da psicologia, com o objetivo de identificar e intervir nos fatores determinantes das ações e dos sujeitos, em sua história pessoal, familiar e social, vinculando-as também a condições políticas, históricas e culturais. Fonte: Conselho Federal de Psicologia

Quando consultar um(a) psicólogo(a)?

O psicólogo pode ajudar a resolver diversos problemas de saúde mental e comportamental, bem como ajudá-lo a lidar com vários fatores estressantes da vida, que podem ser de longo ou curto prazo. Como com qualquer pessoa, pode acontecer de você passar por momentos difíceis ou provações a serem superadas. No entanto, algumas situações requerem mais ajuda, como por exemplo: quando a situação problema em que você se encontra não melhora; quando os recursos ao seu redor se revelam insuficientes; ou ainda que as dificuldades encontradas o impedem de realizar seu trabalho e afetam sua vida pessoal. A seguir listamos algumas situações em que sugerimos que você consulte um psicólogo: - você perdeu o interesse pelas suas atividades favoritas, sente-se muito cansado, perdeu o apetite, sente-se vazio, muito triste; - você tem um problema crônico de saúde e está tentando aprender a conviver com a doença; - você está passando por uma separação; - você está planejando uma reestruturação organizacional no trabalho e deseja garantir uma transição tranquila para todos; - algum familiar está passando por processo de tratamento de saúde ou reabilitação; - você está com dificuldades no relacionamento com algum familiar ou colega de trabalho; - transtorno por uso de álcool e outros transtornos por uso de substâncias; - problemas de raiva; - ansiedade; - depressão; - transtornos alimentares; - transtorno de acumulação; - luto - problemas com desempenho profissional ou escolar - obesidade - transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) - depressão pós-parto; - distúrbios do sono - gerenciamento de estresse; - questões de autoconfiança - fobias; - hábitos não saudáveis; - trauma.

Quando consultar

O que é psicoterapia?

Psicoterapia é o tratamento psicológico. Tem como objetivo provocar mudanças de atitudes, comportamentos, formas de pensar ou reagir numa pessoa, de forma a permitir-lhe sentir-se melhor, encontrar respostas às suas questões, resolver problemas, fazer escolhas, compreender-se melhor. Pode ser definda como um tratamento psicológico para um transtorno mental, para distúrbios comportamentais ou para qualquer outro problema causador de sofrimento ou angústia psicológica, que visa promover mudanças significativas no funcionamento cognitivo, emocional ou comportamental do cliente, no seu sistema interpessoal ou no seu estado da saúde. Esse tratamento vai além de uma ajuda nas dificuldades do cotidiano ou de um relato de conselho ou apoio. A psicoterapia pode ser para indivíduos, casais ou famílias. Seu psicólogo trabalhará com você para determinar o melhor tipo de terapia para suas necessidades e objetivos.

O que é psicoteapia

Quanto tempo dura o tratamento?

Sendo o processo psicoterapêutico dependente de vários fatores como: frequência assídua às sessões, disponibilidade interna do paciente para o trabalho terapêutico, capacidade de elaboração, entre outros; não é possível determinar previamente o prazo para a duração do tratamento.

Quanto custa?

O preço dos serviços prestados tomam como base a tabela de honorários definida anualmente pelo Conselho Federal de Psicologia. Cada um dos serviços ofertados pela Chrysaliis Psicologia tem valores específicos, que podem ser consultados através de contato telefônico ou pelos canais de comunicação on-line disponibilizados na página "Contato", assim como as condições de pagamento. No caso das sessões de psicoterapia, os valores são firmados de forma personalizada para que fiquem dentro de faixas viáveis para o orçamento pessoal e familiar dos usuários, de forma também a contemplar os limites de viabilidade operacional da instituição. Para tanto, o usuário deve passar por uma entrevista inicial com o(a) psicólogo(a), que fará a avaliação e contrato para as sessões subsequentes.

Psi On-line o que é

O que é o Psi On-line?

Caracteriza-se por ser uma modalidade de Serviços de Psicologia realizados mediante ambiente virtual, utilizando-se recursos tecnológicos de comunicação à distância. O serviço é regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia - CFP por meio da Resolução CFP Nº 011/2018, cumprindo e respeitando o Código de Ética do Psicólogo. Os psicólogos devem constar com cadastro aprovado no site e-Psi do Conselho Federal de Psicologia.

Quem pode recorrer ao Psi On-line? 

Os serviços psicológicos on-line podem ser utilizados por pessoas maiores de 18 anos, brasileiros ou não, desde que fluentes no idioma português, não importando o país de residência. Para adolescentes e interditos o atendimento obedece aos critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, ao Código de Ética do Psicólogo e aos dispositivos legais cabíveis, sendo, portanto, mediado por autorização prévia disponibilizada por, pelo menos, um dos pais ou responsável legal.

Que recursos são necessários para o Atendimento On-line?

O Atendimento é realizado por meio de software ou aplicativo de comunicação à distância. Para garantir atendimento de qualidade, é necessário que o cliente disponha de: - Equipamento eletrônico do tipo desktop, notebook (laptop), tablet ou celular; - Acesso á internet com velocidade compatível com videoconferência. - Recomenda-se a escolha de local adequado em que se possa realizar a sessão com privacidade, preservando-se de interrupções e interferências, dando preferência a ambientes silenciosos. SIGILO O trabalho do psicólogo é guiado pelo sigilo profissional, estando todas informações trocadas nos atendimentos mantidas em caráter estritamente confidencial, nisso incluindo-se a preservação da identidade do cliente. Considerando-se a vulnerabilidade do ambiente virtual, vale destacar que o meio eletrônico é passível de violações que ultrapassam os cuidados adotados, como invasões de hackers e vírus, por esse motivo recomenda-se a proteção do equipamento eletrônico utilizado com senha de acesso exclusiva, assim como manter atualizados softwares de anti-vírus e firewall. Devem-se evitar redes públicas de acesso à internet.

Quais são os passos para solicitar os Serviços On-line?

1. Acessar a página Contato; 2. Utilizar uma das modalidades de atendimento disponíveis para solicitar o agendamento; 3. Aguardar o recebimento do e-mail de confirmação do agendamento com o link para acesso a sala de videoconferência; 4. Para menores de 18 anos, deverá ser enviado por e-mail o Termo de Consentimento devidamente preenchido e assinado. 5. A psicoterapia on-line se efetivará somente após a avaliação da demanda pelo(a) Psicólogo(a). *Cancelamento ou Desistência Os cancelamentos de agendamentos deverão respeitar o período de 24 horas de antecedência. *Reagendamento Podem ser solicitados reagendamentos desde que dentro do limite de 24 horas de antecedência do agendamento.

free-click-icon-1263-thumb_edited_edited

Quer mais informações?
Fale conosco! Estamos disponíveis.

bottom of page